Ameaças a jornalistas brasileiros

Três fotojornalistas que cobriam a visita a um bairro pobre do senador Marcelo Crivella, candidato à prefeitura do Rio de Janeiro, foram ameaçados por homens armados e encapuzados na manhã de 26 de Julho.

Os repórteres fotográficos, ao serviço dos diários “O Globo”, “O Dia” e “Jornal do Brasil”, foram alvo de ameaças depois de terem fotografado o senador a aproximar-se de um grupo de jovens sentados numa praça, os quais, segundo a polícia local, serão traficantes de droga.

Além deste incidente numa grande cidade, registou-se outro ataque à liberdade de imprensa no Brasil, no estado nortenho do Pará: indivíduos não identificados atearam fogo à casa do jornalista Jeso Carneiro, repórter do semanário “Gazeta de Santarém”, na madrugada de domingo, provocando danos consideráveis na habitação.

O jornalista acredita que a motivação do ataque foi a sua cobertura crítica da cena política local, mas não consegue apontar uma história específica que pudesse ter provocado esta acção criminosa, que só não teve vítimas porque a sogra e a filha do jornalista – que se encontravam no interior da casa – conseguiram sair em segurança.

Partilhe