Alvejada residência de jornalista na Austrália

A residência de um jornalista australiano foi atacada a tiro por desconhecidos, um acto que se insere num crescendo de atitudes intolerantes de que os jornalistas têm sido alvo e que está a preocupar a FIJ e o sindicato australiano.

Hedley Thomas, um jornalista do diário do estado de Queensland “The Courier Mail” estava na sua casa, em Brisbane, com a família, quando foram disparados quatro tiros contra a residência. Desconhece-se de quem é a responsabilidade do ataque, que não atingiu nenhum dos residentes.

A Federação Internacional de Jornalistas e a Media, Entertainment and Arts Alliance, o sindicato australiano dos jornalistas, condenaram o atentado e escreveram uma carta de protesto ao primeiro-ministro de Queensland, exigindo que os seus autores sejam identificados e julgados.

O sindicato australiano manifestou a sua preocupação face à vaga de intolerância de que os jornalistas têm sido alvo na Austrália. Recentemente, os membros de uma equipa de jornalistas da estação SBS News foram agredidos, na região de Sydney. Estes factos vêm somar-se às constantes restrições impostas à liberdade de informar, nomeadamente no centro de detenção de Woomera. Têm-se intensificado ainda as pressões sobre jornalistas, no sentido de revelarem a identidade das suas fontes de informação.

Partilhe