AIMC avança dados do estudo “Internet, no meio dos meios”

O imediatismo torna a Internet no meio mais valorizado pelos cidadãos para a consulta da actualidade, revelam dados do primeiro estudo “Internet, no meio dos meios”, levado a cabo pela Associação para a Investigação de Meios de Comunicação (AIMC) espanhola.

O tratamento dos dados recolhidos aquando do trabalho de campo, realizado entre 1 e 17 de Outubro deste ano, mostra ainda que a edição impressa dos diários é a principal fonte de quem se quer informar em profundidade, sendo que os inquiridos apontam ainda como vantagens do papel a leitura em qualquer parte (64,1%) e o facto de dispensar um suporte electrónico para poder ser lido (15,1%).

No entanto, a análise destaca também que 38% das pessoas que só acedem a meios electrónicos para se informarem admite que antes lia diários em papel, um hábito que deixou de ter por questões de mobilidade (34,5%), facilidade em personalizar a leitura das notícias (33,8%) e pela capacidade de ler vários órgãos pelo mesmo preço (28,4%).

No caso das revistas, prevalecem os leitores que preferem a versão em papel e não consultam qualquer edição digital (63,1%), sendo as razões dessa preferência o poder ter as mãos no papel em qualquer lugar (41,6%) e a maior diversão que proporciona o formato convencional (27,2%).

Por fim, o estudo sublinha o facto de a rede se ter convertido em fonte de informação, mesmo para consultar programas televisivos, com os internautas espanhóis a ver sobretudo séries estrangeiras (53,2%), produções nacionais (46,9%), filmes (39,4%) e eventos desportivos (35,1%).

Partilhe