Agressões e discriminação do Benfica a equipa da SIC são intoleráveis

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) considera intoleráveis as agressões e a discriminação de que foi alvo uma equipa de reportagem da SIC em serviço na Casa do Benfica do Algarve e manifesta a sua solidariedade com os profissionais visados nos incidentes.

Em comunicado, o SJ condena “o uso de métodos de discriminação no acesso às fontes de informação, de intimidação e de agressão por entidades promotoras da actividade desportiva”. Lembra o SJ que em vésperas do “Euro 2004”, “será bom que todos contribuam para erradicar de vez as práticas” que mais uma vez se vê obrigado a condenar.

É o seguinte, na íntegra, o comunicado do SJ:

Agressões e discriminação são intoleráveis

1. O Sindicato dos Jornalistas tomou conhecimento da denúncia pública, pela SIC, de actos de discriminação, intimidação e mesmo agressão praticados contra uma equipa de reportagem desta estação em serviço na Casa do Benfica do Algarve.

2. Tais actos teriam tido origem no próprio presidente do Clube, que começara por escusar-se iniciar a cerimónia que dirigia enquanto estivesse presente a referida equipa, seguindo-se actos que o SJ considera intoleráveis.

3. Além de manifestar a sua viva solidariedade para com os profissionais visados nos referidos incidentes, o SJ deplora o comportamento do Sport Lisboa e Benfica, o qual pode fazer recuar o relacionamento entre agentes desportivos e jornalistas a tempos condenáveis que se supunha definitivamente arredados.

4. Recusando alinhar em reacções meramente corporativas, o SJ recorda que a expressão da discordância, a devida reposição da verdade e o justo ressarcimento de danos eventualmente causados pelo trabalho dos jornalistas encontram respaldo adequado no relacionamento dos órgãos de informação com as fontes e com as instituições, na ordem jurídica e nos tribunais.

5. O uso de métodos de discriminação no acesso às fontes de informação, de intimidação e de agressão por entidades promotoras da actividade desportiva não é apenas condenável à luz das normas elementares que regem a vida entre os cidadãos e as instituições, pois também resulta num exemplo muito negativo para os adeptos, em particular os mais jovens.

6. Numa altura em que os olhos de todo o mundo desportivo e dos cidadãos de inúmeros países observam com atenção redobrada os agentes desportivos portugueses, em virtude de um importante acontecimento internacional, como o “Euro 2004”, será bom que todos contribuam para erradicar de vez as práticas que agora temos de condenar mais uma vez.

7. Nesta conformidade, e sem prejuízo da possibilidade de uma parte e outra recorrerem às vias legais que considerarem adequadas para resolver os diferendos que as oponham, o SJ exorta o presidente do Sport Lisboa e Benfica a apresentar desculpas públicas pelos incidentes de sábado passado.

Lisboa, 31 de Maio de 2004

A Direcção

Partilhe