Agressões a jornalistas na Andaluzia

O Sindicato de Jornalistas da Andaluzia (SPA) criticou em comunicado as agressões de que diversos jornalistas têm sido alvo nos últimos dias naquela província espanhola, considerando particularmente lamentável o caso de Fernando Morillo, jornalista do Canal Sur Televisión que foi insultado e perseguido por várias pessoas quando cobria um protesto da Plataforma “Defendo os meus direitos e a função pública”.

Indignado, o SPA exigiu que os organizadores da mobilização velem para que não se repitam “casos graves como este”, até porque não é a primeira vez que sucedem.

“Desviar o descontentamento com uma determinada política para os jornalistas é, além do mais, uma atitude torpe e irresponsável que em nada contribui para criar o clima de convivência que deve reinar em toda a sociedade democrática, na qual é lícita a divergência mas não as atitudes violentas”, frisa o sindicato.

Além deste caso, o SPA solidarizou-se com os camaradas feridos num incidente junto à câmara municipal de Sevilha, quando um manifestante lançou um petardo e feriu dois jornalistas, um dos quais um fotógrafo, que teve de ser hospitalizado devido à gravidade dos ferimentos.

Exigindo uma “exaustiva investigação para aclarar o sucedido”, o SPA anunciou que os jornalistas gráficos de Sevilha agendaram para esta sexta-feira, pelas 13h30, uma concentração espontânea à porta da câmara para mostrar a sua repulsa pelo incidente.

Partilhe