Agentes da polícia intimidam jornalistas no Cairo

Agentes da polícia egípcia intimidaram, a 14 de Novembro, jornalistas locais e estrangeiros que cobriam uma manifestação contra o assédio sexual a mulheres no Cairo.

As autoridades impediram vários jornalistas de cobrir devidamente o evento, tendo a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) destacado o caso de Claude Guibal, correspondente da Radio France e do “Libération”, que foi impedida de chegar ao local da manifestação por “motivos de segurança” e seguida durante vinte minutos por seis agentes, que pretendiam desse modo garantir que ela não regressava ao local da manifestação.

Também destacado pela organização foi o caso de Nasser Nouri, fotojornalista ao serviço da Reuters, que foi afastado do local do protesto e viu parte do seu equipamento destruído pelos agentes.

Relatos do incidente foram colocados online pelo blogger Waël Abbas, o qual foi ameaçado de detenção por “violação da segurança interna” depois de duas televisões locais terem transmitido uma reportagem baseada nas suas fotografias e descrição dos acontecimentos.

Partilhe