Agência Lusa em greve nos dias 18, 19, 20 e 21 de Outubro

Os trabalhadores ao serviço da Agência Lusa fixaram hoje, 9 de Outubro, quatro dias de paralisação a observar entre os dias 18 e 21, em protesto contra os cortes orçamentais e em defesa do futuro da empresa e dos seus postos de trabalho.

Reunidos em plenário para fixar as datas da paralisação, na sequência da reunião no dia 3 de Outubro, na qual decidiram pedir aos sindicatos a convocação imediata de uma greve por tempo indeterminado, os trabalhadores mandataram as suas organizações representativas para convocar “acções de impacto público” contra os cortes na compensação pelo serviço público prestado pela agência.
Aquela compensação, que, para o total do ano em curso é de 15.567.165,72 euros (acrescida do IVA), correspondente a cerca de 70% do orçamento da empresa e é indispensável para que a agência assegure designadamente uma importante rede de delegações e correspondentes, no território português e em pontos estratégicos do Mundo.
Recorde-se que o Estado denunciou aquele contrato em Junho, estando em curso a sua renegociação para vigorar a partir do próximo ano, mas o Governo pretende reduzir a comparticipação em pelo menos 30%, o que porá em risco a sobrevivência da agência, como o Sindicato dos Jornalistas tem alertado.
De acordo com dados fornecidos pela Administração à Comissão de Trabalhadores, no final deste ano a Agência Lusa poderá obter 3,6 milhões de euros em resultados operacionais e um resultado líquido de 2,4 milhões de euros, embora parte destes lucros se dava aos cortes nos subsídios de férias e de Natal dos trabalhadores.

O comunicado emitido pelas organizações representativas dos trabalhadores no final do plenário de hoje é do seguinte teor:

Comunicado
Os trabalhadores da agência Lusa, reunidos hoje, dia 9 de outubro, em plenário aprovaram a seguinte resolução:

1 – Os representantes dos trabalhadores da Lusa ficam mandatados para convocar ações de impacto público contra os anunciados cortes orçamentais no contrato programa de 2013 com o Estado que prejudicam o serviço público que a agência actualmente presta, que põem em causa a rede da Lusa em Portugal e no estrangeiro ou que possam obrigar à redução de postos de trabalho.
2 – A realização de uma greve de quatro dias, a decorrer nos dias 18, 19, 20 e 21 de outubro, de quinta-feira a domingo.
3 – Nos dias de greve deverão realizar-se outras ações de protesto, nomeadamente vigílias e/ou concentrações.

Pelos trabalhadores,

Os delegados do Sindicato dos Jornalistas
Os delegados do Sindicato dos Trabalhadores de Escritório
Os delegados do SITE Centro/Sul (FIEQUIMETAL)
A Comissão de Trabalhadores
O Conselho de Redacção

Partilhe