Adriano Miranda apresenta “Carvão de Aço”

Obra foi lançada no passado dia 1 e, desta vez, tem apresentação na livraria Ler Devagar, da LX Factory, na próxima sexta-feira, a partir das 21h00.

Depois do lançamento do livro e da inauguração de uma exposição, realizados no passado dia 1, em Castelo de Paiva, no poço nº1 de Germunde, nas minas do Pejão, o fotojornalista Adriano Miranda apresenta “Carvão de Aço”, desta vez em Lisboa, no próximo dia 19, às 21h00, na livraria Ler Devagar da LX Factory.

Profissional há mais de duas décadas, o fotojornalista do diário “Público”, vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas e professor conta com uma vasta obra na área da fotografia, incluindo, por exemplo, o projeto Troika. Neste caso das minas do Pejão, o trabalho decorreu ao longo de três anos em simultâneo com os estudos de Adriano Miranda no Centro de Arte e Comunicação Visual (Ar.Co) em Lisboa.

Conforme indicou à Lusa no passado mês de abril, em causa está uma obra com 140 fotos a preto e branco, obtidas pelo fotojornalista a mais de 400 metros “de profundidade” e só “com as luzes das lanternas nos trabalhadores”, no “percurso de um turno de trabalho dos mineiros, das 8h00 às 15h00, que termina na hora do banho”. As imagens têm mais de 25 anos, fase em que ainda se usavam “negativos e câmara escura”.

Partilhe