Administração do Sol e i ultrapassa a ficção

Na sequência de posições já tomadas sobre o mesmo caso, a Direcção do Sindicato dos Jornalistas apresenta queixa à Entidade Reguladora para a Comunicação Social contra a administração dos jornais i e Sol por ter publicado a gravação de uma reunião com os trabalhadores.

A realidade consegue sempre ultrapassar a ficção. Mas há dias em que esta frase assenta com particular vigor ao nosso quotidiano já repleto de abusos aos mais básicos direitos dos jornalistas.

Esta quarta-feira, 2 de Dezembro, o país assistiu a um desses momentos que ficam na história recente do jornalismo português pelas piores razões. Foi disponibilizado nos sites do jornal i e do jornal Sol a gravação áudio de uma longa reunião em que um dos administradores da Newshold, Mário Ramires, anuncia aos trabalhadores o fecho das publicações i e Sol e o despedimento de cerca de dois terços dos trabalhadores.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) não vai analisar a reunião em si – sobre as quase duas horas de duração muito haverá a dizer. Mas considera que a decisão de a tornar pública, por si só, já é suficientemente reveladora: simboliza – mais dúvidas houvesse – o que todo este caso contém de preocupante.

Como é possível os responsáveis editoriais e da empresa acharem que têm direito de publicar um momento grave e íntimo destes para a vida de dezenas e dezenas de trabalhadores? E, o que é ainda mais inacreditável, sem autorização expressa dos trabalhadores, como apurou de forma cabal o SJ.

Será que os responsáveis editoriais e da empresa não se dão conta da violência, da coacção, do abuso? Acham que fizeram boa figura? Que ficam bem na fotografia? Consideram que é um assunto de interesse público, de tal forma que merece ser publicado no site dos respectivos jornais?

O SJ considera que esta decisão ultrapassa todos os limites da decência, abre grave precedente e merece uma análise específica. Por isso já está a diligenciar a apresentação de uma queixa à Entidade Reguladora para a Comunicação Social pedindo uma avaliação urgente da situação.

Assim que surgiram notícias sobre o despedimento de jornalistas do i e do Sol, o SJ tomou imediata posição pública e organizou uma sessão de esclarecimento com uma jurista.

[Notícia alterada em 06/12/2015. Entrada com nova frase inicial: “Na sequência de posições já tomadas sobre o mesmo caso”; acrescentado último parágrafo, com referências a notícias anteriores.]
Partilhe