Administração da Lusa falta a reunião com o SJ

A administração da Lusa não compareceu na reunião agendada com o Sindicato dos Jornalistas sobre o regulamento de avaliação do desempenho na empresa, o que levou o SJ a abandonar o encontro e a convocar um Plenário da Redacção para quarta-feira, 6 de Novembro, às 14 horas.

Na reunião marcada para 31 de Outubro compareceram apenas o director de Recursos Humanos e um elemento do contencioso da Lusa. O sindicato considerou a ausência de qualquer membro da administração uma falta de respeito para com os jornalistas. Na ausência de interlocutores com capacidade de decisão, não estavam reunidas as condições para a realização da reunião.

O SJ apela a todos os jornalistas da Lusa para participarem no plenário convocado para dia 6, dada a gravidade da situação. Além do impasse na questão da avaliação do desempenho dos jornalistas, foram conhecidos casos de jornalistas de fora da sede que foram pressionados a despedirem-se até ao final do ano. Apela-se também a todos os jornalistas que venham a ser alvo de pressões idênticas que o comuniquem de imediato ao sindicato.

É o seguinte o texto integral do comunicado do SJ sobre a situação na Lusa:

INFORMAÇÃO DO SINDICATO DOS JORNALISTAS

O Sindicato dos Jornalistas, conforme foi anteriormente divulgado, solicitou à Administração da Agência Lusa uma reunião urgente para abordar a situação na empresa e reclamar a conclusão e assinatura do regulamento de avaliação de desempenho, já negociado.

Na data acordada pela Lusa, não compareceu ninguém da Administração, mas apenas o director de Recursos Humanos e um elemento do contencioso da empresa.

O Sindicato dos Jornalistas decidiu que não estavam reunidas as condições mínimas para a realização da reunião, considerando, por um lado, que um mínimo de respeito pelos jornalistas implicava a presença de um elemento da Administração e, por outro, que a natureza e urgência dos assuntos a tratar exigiam interlocutores com capacidade de decisão.

O Sindicato dos Jornalistas lamenta esta atitude da Administração e convoca um Plenário de Redacção para quarta-feira, dia 6 de Novembro, às 14H00, para analisar a situação criada.

O SJ teve conhecimento de tentativas para pressionar jornalistas de fora da sede a aceitarem o seu despedimento, com o argumento de que, se não aceitarem até Dezembro sair da empresa, serão alvo de um despedimento colectivo em que receberiam uma indemnização muito menor.

O SJ repudia veementemente este tipo de comportamento por parte dos responsáveis da empresa e salienta que a figura de despedimento colectivo implica um conjunto de condições que não estão preenchidas no caso da Lusa. Não basta invocar dificuldades económicas.

O Sindicato apela para que todos os jornalistas alvo deste tipo de pressões as comuniquem de imediato ao Sindicato ou aos seus representantes na empresa.

Dada a importância dos assuntos a tratar, o SJ apela a todos os jornalistas para que participem no Plenário de quarta-feira.

Partilhe