Adere à Carteira Internacional de Jornalista

Conhece as vantagens. O Sindicato dos Jornalistas é a única entidade que pode emitir carteiras internacionais para jornalistas portugueses.

A Carteira Internacional de Jornalista (International Press Card), atribuída pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), é o documento de identificação dos profissionais de informação em todo o mundo. Já foi adoptada por sindicatos ou organizações de jornalistas em 134 países. O Sindicato dos Jornalistas é a única entidade que pode emitir carteiras internacionais para jornalistas portugueses.

Cinco razões para aderires:
– É uma identificação profissional reconhecida internacionalmente;
– É o documento de identificação mais antigo e reputado do mundo para jornalistas profissionais, tendo sido instituído em 1927;
– É uma forma de compromisso dos jornalistas para com os níveis éticos e de solidariedade da classe;
– É uma garantia de apoio em todo o mundo, sobretudo em missões profissionais de risco;
– É uma porta de acesso para a cobertura de organizações internacionais, como a ONU ou instituições da União Europeia.

A Carteira Profissional de Jornalista, emitida em Portugal pela Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, é válida para todo o mundo e inclui no verso uma informação bilingue que se destina a facilitar o seu uso em países estrangeiros. No entanto, a prática demonstra que nem sempre é reconhecida por representantes das autoridades em muitos territórios. A Carteira Internacional de Jornalista da FIJ tem demonstrado eficácia, mais ainda quando o jornalista se encontra em missões de risco (guerras, catástrofes, etc.).

Contacta os serviços do Sindicato dos Jornalistas (21 346 4354, sj@sinjor.pt) para obteres a Carteira Internacional de Jornalista. O preço é de 70 euros.

Partilhe