Adelino Gomes desvenda bastidores dos telejornais

“Nos Bastidores dos Telejornais – RTP, SIC e TVI” é o título do livro do jornalista Adelino Gomes cujo lançamento está agendado para amanhã, dia 5 de Dezembro, às 18h30, na FNAC Chiado, em Lisboa, com apresentação pelo director da TVI, José Alberto Carvalho.

Dada à estampa pela Tinta da China, a obra franqueia as portas dos bastidores dos principais serviços noticiosos dos três canais generalistas portugueses – os chamados telejornais da RTP, da SIC e da TVI emitidos às 20 horas – que o autor observou.
“Neste livro reproduzem-se partes significativas do seu diário de Campo (2007 e 2008): episódios, frases, depoimentos, decisões que vão marcando o quotidiano das redacções”, lê-se na apresentação na badana. “E que nos mostram como se faz de um acontecimento uma notícia; o que fica de lado e porquê; como se definem os alinhamentos; o que determina os intervalos…”.
Segundo o autor, “a edição dos telejornais gira, sempre, em torno da guerra pelas audiências. Na hora da verdade — a emissão em directo do telejornal —, a pressão da concorrência é o que mais pesa sobre as decisões.”.
Doutorado em Sociologia e investigador no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES) do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) – Instituto Universitário de Lisboa, Adelino Gomes (n. 1944) exerceu a actividade regular de jornalista na rádio, na televisão e em jornais, entre 1966 e 2008.
Da sua carreira profissional destaca-se a cobertura do dia 25 de Abril
de 1974 (Rádio Renascença); do 11 de Março de 1975 e do início da invasão de Timor pela Indonésia (1975, RTP); e de episódios das guerras do Afeganistão e do Golfo (1990/1, 2001 e 2003, “Público”), entre numerosas outras reportagens.
Adelino Gomes foi provedor do ouvinte da RDP (Junho de 2008 a Junho de 2010) e é autor e co‑autor de livros, capítulos de livros, artigos e um disco sobre algumas destas temáticas. Embora reformado, considera-se sempre jornalista.
Como investigador, participou no estudo “Ser Jornalista em Portugal. Perfis Sociológicos”, editado em 2011, cuja equipa desenvolve investigação sobre “As Novas Gerações de Jornalistas” e participa no “Projecto Jornalismo e Sociedade”, que prepara uma Carta de Princípios para o Jornalismo na era da Internet.

Partilhe