Acusado da morte de Zahra Kazemi ilibado

O agente dos serviços de informações iranianos Reza Aghdam Ahmadi acusado do assassínio da jornalista irano-canadiana Zahra Kazem foi ilibado e libertado a 24 de Julho por “falta de provas” por um tribunal de Teerão.

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), em comunicado datado de 25 de Julho, denuncia a “fantochada de justiça orquestrada pelas autoridades iranianas” e exige que seja feita justiça.

A RSF lembra que durante o processo “os verdadeiros culpados nunca foram procurados”, pelo que apela à pressão internacional para “impedir que a impunidade triunfe”.

Segundo a BBC, os familiares de Zahra Kazemi, morta em consequência de golpes sofridos na cabeça quando se encontrava presa por ter fotografado o exterior de uma prisão iraniana, vão recorrer da sentença. O filho da jornalista, Stephan Hachemi, refere a BBC, pediu entretanto ao governo canadiano para levar o caso ao Tribunal Internacional de Justiça de Haia, considerando que este veredicto tem por objectivo proteger os verdadeiros responsáveis pelo crime.

Partilhe