Açores vai ter Direcção regional

A Direcção do SJ tem-se empenhado na criação de uma Direcção Regional dos Açores, estrutura prevista nos Estatutos mas que não tem sido possível concretizar. Finalmente, a solução está à vista, após a deslocação de dois membros da Direcção a Ponta Delgada e Angra do Heroismo, onde decorreram importantes e concorridas reuniões de jornalistas.

As próximas eleições para os órgãos sociais do Sindicato dos Jornalistas (SJ) deverão promover a escolha, pela primeira vez, da Direcção Regional dos Açores da nossa organização.

As condições para a eleição daquela estrutura descentralizada do SJ estão a ser criadas, naquela região autónoma, por um grupo dinamizador de associados baseado em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo, criado na sequência de uma visita de trabalho da Direcção, realizada no final de Janeiro.

Apesar de prevista nos Estatutos do SJ, a Direcção Regional dos Açores nunca foi criada, por não ter sido possível apresentar listas às sucessivas eleições para os órgãos sociais do Sindicato. Na Madeira, a respectiva organização tem sido eleita e funciona regularmente.

Em reuniões realizadas em Ponta Delgada e Andra do Heroísmo, a Direcção e os jornalistas que trabalham nestas cidades analisaram os problemas relativos ao exercício da profissão e as condições de trabalho na região, designadamente em matéria de vínculo contratual, carreiras, horários de trabalho e direitos de autor.

No plano de acção traçado naqueles encontros, destaca-se uma campanha de caracterização dos problemas, empresa a empresa, e a definição de acções para a sensibilização da opinião pública açoreana para os efeitos, ao nível da qualidade da informação e da própria liberdade de expressão, da violação de direitos dos jornalistas.

Partilhe