ACIDI entrega prémios de jornalismo

O Alto Comissariado para Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) distinguiu, a 17 de Setembro, trabalhos jornalísticos da RTP e da TVI com o prémio “Diálogo Cultural”, no valor de cinco mil euros, numa cerimónia que contou com a presença do ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão.

Os vencedores foram “Esta é a nossa rua”, de Margarida Metello (da RTP), e “Música no Coração”, de Conceição Queiroz, João Paulo Delgado e Miguel Freitas (TVI). Na categoria audiovisual foi distinguida com 2500 euros a reportagem “Primeira Casa”, de Susana André, Pedro Cardoso e Ricardo Sant’Ana (SIC), havendo ainda lugar a uma menção honrosa para “Bela Vista, 180 dias depois”, de Pedro Coelho, Mário Cabrita e Ricardo Tenreiro (SIC).

Na categoria de escrita, o prémio foi para Francisca Gorjão Henriques (“Público”), por “Do império do meio para o meio de Lisboa”, com menções honrosas para Ricardo Fonseca (Visão), por “O outro Brasil”, e para Teresa Campos, também ao serviço da Visão, por “Partir Muros: turmas só com alunos ciganos nem sempre são polémicas”.

Na categoria multimédia, foi entregue uma menção honrosa a Otília Leitão, vice-presidente do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas, com o trabalho de crónica “Postal de Lisboa” para asemanaonline, de Cabo Verde. E na categoria de imprensa regional o ACIDI premiou Carina Leal, – Diário de Coimbra -, pela rubrica “Vida de imigrante”.

O júri integrou três membros: o coordenador do Observatório da Imigração, Roberto Carneiro, a investigadora do Instituto de Estudos Jornalísticos da Universidade de Coimbra, Isabel Ferin, e Fernando Cascais, director do Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas (Cenjor).

Partilhe