AACS dá parecer positivo a direcção da Lusa

A Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS) deu parecer favorável à nova direcção de Informação da Lusa e afirma esperar que as mudanças de estrutura “incrementem o fundamental papel de serviço público da agência na promoção de uma informação pluralista, moderna e de qualidade”.

O parecer foi aprovado por maioria, em 26 de Março, e refere que estas nomeações surgem num quadro de “necessária reestruturação e de restrições orçamentais da empresa”. A AACS espera que estas mudanças incrementem a “defesa da coesão nacional e da língua e cultura portuguesas, em ordem a que possa constituir uma referência de excelência no panorama mediático nacional”.

A directora de Informação da Lusa é a jornalista Deolinda Almeida, ocupando Rui Moreira e Goulart Machado os cargos de directores-adjuntos e Carlos Lobato o de subdirector.

As editorias da agência foram reestruturadas esta semana. António Bilrero ocupa o cargo de editor-executivo, responsável pela ligação entre a direcção e uma nova estrutura intermédia, constituída por três editores-coordenadores. António Caeiro é o responsável pela editoria de Nacional, Ricardo Santos Ferreira edita a Economia, Filomena Peixeiro o Internacional e a Lusofonia e Nuno Pedro Vinha a LusaNet. Tomás Ferro (Desporto) e Paulo Carriço (Fotojornalismo) completam o quadro dos editores da agência.

Partilhe