A FJLP já é uma realidade

A Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa (FJLP) já é uma realidade. A assembleia constitutiva da Federação, reunida de 5 a 7 de Dezembro em Lisboa, elegeu os órgãos sociais da FJLP e, de acordo com os Estatutos, a primeira presidência cabe a Angola.

O Sindicato dos Jornalistas (SJ), na qualidade de anfitrião da iniciativa, tem o privilégio de anunciar que a assembleia constituiva da FJLP, após aprovar (por aclamação) os Estatutos da Federação, elegeu os respectivos órgãos sociais, que ficaram com a seguinte constituição:

Direcção – Presidência: Associação dos Jornalistas Económicos de Angola (AJECO); Vice-Presidência: Sindicato dos Jornalistas da Guiné-Bissau; Secretário: Sindicato dos Jornalistas a indicar pelo Brasil; Tesoureiro: Sindicato dos Jornalistas a indicar pelo Brasil; Vogal: Sindicato dos Jornalistas/Portugal.

Mesa da Assembleia Geral – Presidência: Sindicato dos Jornalistas de Moçambique; Vice-Presidência: Sindicato de Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social de S. Tomé e Príncipe; Secretário: Sindicato dos Jornalistas da Guiné-Bissau.

Conselho Fiscal – Presidência: Associação de Jornalistas de Cabo-Verde; Vice-Presidência: Sindicato dos Jornalistas de Moçambique; Secretário: Sindicato de Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social de S. Tomé e Príncipe.

Conselho de Ética e Deontologia – Sindicato dos Jornalistas/Portugal, Sindicato dos Jornalistas a indicar pelo Brasil e Sindicato dos Jornalistas de Moçambique.

A assembleia aprovou ainda as linhas gerais que devem presidir ao Plano de Actividades da FJLP, o qual deverá ser aprovado pelos membros fundadores da Federação até 31 de Janeiro de 2010.

Partilhe