A casa da Liberdade

Organização aberta à sociedade, ao confronto de ideias e à permuta de experiências, o Sindicato dos Jornalistas não podia deixar de reflectir esse perfil, que constitui um dos mais valiosos traços do seu património histórico, no sítio da Internet que aqui se apresenta. Daí que não seja um sítio voltado para dentro, para uso exclusivo dos seus associados, mas com interesse para todos os jornalistas e instituições relacionadas com a comunicação social.

O Sindicato dos Jornalistas retoma finalmente o contacto com os seus associados, os jornalistas em geral e o público, através de um sítio na Internet. Não é o sítio do Sindicato; é um espaço que pretende reflectir a vitalidade das instituições do sector e constituir-se espaço de diálogo com todos – jornalistas, empresários, estudantes, professores, leitores, espectadores ou ouvintes.

No património da nossa história, incorporamos com orgulho esse carácter distintivo que faz do Sindicato dos Jornalistas porventura a organização mais aberta ao escrutínio público. Sem perder a firmeza das nossas convicções, mas procurando reflectir com base na experiência quotidiana e nas propostas e ideias de outros, encaramos o diálogo como fonte de enriquecimento dos nossos projectos e de valorização da nossa prática.

Rejeitamos qualquer atitude dogmática em relação às nossas decisões e às nossas acções. Orgulhando-nos de ser uma casa de liberdade, não somos donos da verdade nem temos posições definitivas. Por isso, encaramos este sítio como uma ferramenta de auxílio a todos quantos procuram elementos para melhor compreender o modo como exercemos a nossa profissão ou abordamos os nossos problemas, mas, sobretudo, como espaço permanentemente debruçado sobre o mundo, as suas transformaçõe e as inquietações dos que as operam ou de algum modo são objecto das mudanças e inovações.

Disponibilizamos informações muito diversas sobre o que pensamos e o que fazemos, sobre as nossas reivindicações e sobre as nossas conquistas, os nossos anseios para a classe e os benefícios que destinamos aos nossos sócios. Mas também estamos disponíveis para acolher os comentários, as sugestões e as críticas que entendam fazer-nos chegar aqueles que consultem o nosso sítio. Não é condição indispensável ser associado do Sindicato ou tencionar vir a sê-lo. Basta partilhar esta atitude franqueada sem complexos à diversidade e empenhada na transformação da realidade.

Rejeitando uma visão fechada da nossa própria realidade sócio-profissional ou o exclusivo da representação dos jornalistas, proporcionamos também o contacto directo com outras organizações e instituições que connosco partilham preocupações ou projectos ou, simplesmente, asseguram serviços diversos num universo profissional que nos é comum. Fazemo-lo não apenas para valorizar a nossa intervenção directa nos organismos em cuja gestão participamos (Cenjor-Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas e Caixa de Previdência e Abono de Família dos Jornalistas), ou para vincar o trabalho dos representantes dos jornalistas eleitos em listas por nós propostas (Alta Autoridade para a Comunicação Social e Comissão da Carteira Profissional de Jornalista), mas também porque devemos a organizações autónomas o contributo da solidariedade activa. É o caso do Clube de Jornalistas – destacando, em particular o extraordinário papel que desempenha a sua revista «Jornalismo e Jornalistas» (que o SJ distribui gratuitamente aos sócios) – e da Casa da Imprensa, cuja missão em prol da saúde dos jornalistas e cujas virtualidades mutualistas devem ser amplamente acarinhadas.

Uma palavra final para agradecer o trabalho militante e a dedicação de veterano que o Acácio Barradas, vice-presidente da Direcção, emprestou à concepção e concretização do sítio que agora abrimos. Além da sua larga experiência nos jornais, quantas vezes em lugares invisíveis mas em cujo saber, empenho, criatividade e energia repousa o brilho da carreira de muitos e muitos jornalistas, soube traduzir neste espaço, com rara felicidade, a essência do trabalho do nosso Sindicato e os fundamentos dos nossos projectos.

Partilhe