BE solidário com trabalhadores da Controlinveste

A Comissão Coordenadora Distrital do Porto do Bloco de Esquerda difundiu, no dia 3 de Março, uma mensagem de solidariedade com os trabalhadores do grupo Controlinveste, criticando a falta de disponibilidade negocial da sua administração.

“Esta atitude revela que o interesse deste grupo passa mais pelo despedimentos dos 119 jornalistas do que por outra soluções de reestruturação”, considera a estrutura do BE, para a qual “é inadmissível que as empresas e grupos continuem a encarar os postos de trabalho e os trabalhadores como matéria descartável, e que, estes sejam sempre os primeiros a serem extintos quando se fala em contenção de custos”.

O comunicado da Coordenadora do Porto do BE é do seguinte teor:

Bloco de Esquerda está solidário com os trabalhadores da Controlinvest

Os trabalhadores dos quatro jornais da Controlinvest (DN, JN, O Jogo e 24Horas) atingidos pelo despedimento colectivo de 119 trabalhadores entram amanhã (quarta-feira) em greve. O Bloco de Esquerda vem prestar a sua solidariedade para com estes trabalhadores.

A empresa alega reestruturações como justificação do despedimento, mas esta mesma empresa nunca esteve disponível para negociar com os trabalhadores ou para considerar outro tipo de contenção de custos que não o despedimento. Esta atitude revela que o interesse deste grupo passa mais pelo despedimentos dos 119 jornalistas do que por outra soluções de reestruturação.

Para o Bloco de Esquerda é inadmissível que as empresas e grupos continuem a encarar os postos de trabalho e os trabalhadores como matéria descartável, e que, estes sejam sempre os primeiros a serem extintos quando se fala em contenção de custos. Esta é uma lógica que tem que ser combatida e repudiada.

Para mais num grupo que no seu própio site (http://www.controlinveste.pt) se gaba de ter aumentado recentemente as vendas dos seus jornais ? exactamente aqueles onde se planeiam despedimentos de jornalistas.

O Bloco de Esquerda apresentou e fez aprovar em várias Assembleias Municipais (nomeadamente no Porto, Gaia e Gondomar) uma moção de solidariedade para com os trabalhadores da Controlinvest, onde declarava ainda a sua preocupação ?pelo facto do Jornal de Notícias, e outros jornais da região Norte, correrem o risco de vir a ter um papel mais reduzido no mundo da imprensa escrita?.

O Bloco de Esquerda está assim de acordo e solidário com os trabalhadores quando estes consideram os despedimentos injustos, desnecessários e prejudiciais.

A Comissão Coordenadora Distrital do BE Porto

Partilhe