Fotojornalistas avançam com núcleo sindical

Os repórteres fotográficos decidiram formar o seu núcleo profissional, com o objectivo de aprofundar a actividade sindical nesta área do jornalismo. Para o efeito, está marcada uma reunião para 6 de Junho, às 21 horas, na sede do Sindicato dos Jornalistas (SJ).

Vinte e três fotojornalistas reuniram-se, em 8 de Maio, no SJ, para avaliarem a situação do exercício da profissão e fazerem uma análise dos problemas que enfrentam. Questões como a duração da jornada de trabalho, os denominados “subsídios de máquina”, a transição da tecnologia analógica para a digital, a escassez de seguros para os equipamentos, a falta de tabelas de preços para os «freelances» e o acesso à profissão, entre outras, constituem preocupações dos fotojornalistas.

Na reunião foi decidido avançar com o núcleo sindical de repórteres fotográficos, para cuja dinamização foi designado um grupo de trabalho constituído pelos jornalistas Guilherme Venâncio, Jorge Carmona, José António Domingues (da Direcção do SJ), José Barradas, José Ribeiro, Rui Xavier, Steven Governo e Victor Rios.

Uma nova reunião, aberta a todos os repórteres fotográficos, está marcada para 6 de Junho, às 21 horas, na sede do SJ, em Lisboa.

Partilhe