Prémios Visão de Fotojornalismo entregues hoje no CCB

Os vencedores da terceira edição do Prémio Visão Fotojornalismo são conhecidos hoje, 28 de Março, no Centro Cultural de Belém. O júri internacional do concurso conta este ano com novos membros, entre os quais Jane Evelyn Attwood, que será uma das oradoras da conferência “O Futuro do Fotojornalismo”, sábado, na FIL.

Participaram na edição deste ano 154 profissionais que apresentaram 2.971 fotografias a concurso. Os cinco jurados elegeram a melhor imagem obtida em Portugal em 2002 e os melhores trabalhos em sete categorias. O prémio principal tem um valor pecuniário de 15 mil euros.

O júri do Prémio Visão Fotojornalismo é composto por Robert Pledge, presidente da agência Contact Press, Colin Jacobson, professor de Jornalismo da Universidade de Cardiff, e Sylvie Rebbot, editora da “Geo”, além das estreantes Gehner e Jane Evelyn Attwood.

Editora da “Stern”, Christianne Gehner presidiu várias vezes ao júri do World Press Photo. Jane Evelyn Attwood foi distinguida com vários prémios internacionais, entre os quais o Prémio Eugene Smith, pelo trabalho que realizou durante dez anos sobre mulheres nas prisões.

Esse trabalho é o tema da comunicação de Jane Evelyn Attwood na conferência “O Futuro do Fotojornalismo”, no dia 29, às 17 horas, no auditório 3 do Centro de Reuniões da FIL, no Parque das Nações. Robert Pledge e Colin Jacobson são os outros oradores da sessão.

Os trabalhos distinguidos na edição de 2002 deste prémio encontram-se em exposição até dia 30 no Salão Internacional de Fotografia e Imagem (FOTIMAG), nos pavilhões 2 e 3 da FIL.

Partilhe