31.º Congresso Mundial da FIJ arranca em Omã

O 31.º Congresso Mundial da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) arrancou na terça-feira, dia 31 de Maio, e vai decorrer até ao dia 3 de Junho de 2022 em Mascate, Omã.

Mais de 250 participantes representando sindicatos e associações de jornalistas de 92 países participam neste Congresso, entre os quais o Sindicato dos Jornalistas (SJ). Os temas-chave incluem a vigilância dos jornalistas e ações para acabar com a impunidade dos crimes contra os trabalhadores dos meios de comunicação social.

No arranque do Congresso decorreu a reunião do Conselho de Género, que o SJ integra, na qual foi revista a ação dos últimos três anos e se deram passos para a elaboração de um novo plano. Entre as principais preocupações discutidas estão a erradicação da violência contra as mulheres jornalistas, a redução das disparidades salariais entre os sexos e a promoção do acesso das mulheres a papéis de liderança nos meios de comunicação social.

Créditos fotografia: Frederic de Bellaing

O Congresso prossegue até sexta-feira com inúmeras reuniões e debates e os delegados elegerão, entretanto, um novo Comité Executivo da FIJ e cinco altos funcionários, incluindo o Presidente. Vai ser ainda lançado o novo grupo regional, a FAPAJ (Federação dos Jornalistas da Ásia-Pacífico), o quarto grupo regional da FIJ após a criação da Federação Europeia de Jornalistas, a Federação de Jornalistas Africanos (FAJ) e a FEPALC (Federação de Jornalistas da América Latina e do Caribe).

Mais informações sobre o Congresso da FIJ podem ser encontradas aqui.

Partilhe