25 de Abril no Porto mostrado do Museu da Imprensa

Com o apoio do Sindicato dos Jornalistas, o Museu Nacional da Imprensa inaugurou hoje, 25 de Abril, o último núcleo da exposição “25 de Abril, 40 anos”, composto por 70 fotografias dos acontecimentos no Porto, entre 25 de Abril e 1 de Maio de 1974.

Participam na mostra os fotojornalistas Bruno Neves, que em 1974 fez a cobertura fotográfica para o jornal “República”, Pereira de Sousa, para a “A Capital”, e Ricardo Pereira, para “O Comércio do Porto”.

A maior parte das fotos expostos integram a colecção do Sindicato dos Jornalistas “3 Olhares sobre Abril”, com trabalhos cedidos por aqueles autores para a exposição comemorativa dos 25 anos do 25 de Abril (1989). Na mostra no Museu da Nacional Imprensa, Ricardo Pereira juntou outras imagens.

Falando na abertura da exposição, o director do museu, Luís Humberto Marcos, e o presidente da Direcção do SJ, Alfredo Maia, sublinharam a importância do 25 de Abril para a restituição, ao povo, dos direitos, liberdades e garantias, bem como o fim da censura – um dos principais instrumentos do aparelho repressivo, como acentuou o dirigente sindical.

Na mostra “25 de Abril, 40 anos”, que estará patente até ao final de Maio, estão expostas aliás peças muito significativas ilustrando os cortes de textos e proibições de publicação determinadas pela Censura, bem como publicações periódicas clandestinas.

O Museu Nacional da Imprensa situa-se no Porto (Estrada Nacional 108, n.º 206, na zona do Freixo, na saída do Porto para Entre-os-Rios) e funciona todos os dias, entre as 15 e as 20 horas. As entradas deste fim-de-semana são gratuitas.

Partilhe