“Le Monde” pretende acabar com 130 postos de trabalho

O grupo de imprensa francês “Le Monde” apresentou sexta-feira, 4 de Abril, ao seu Conselho de Vigilância e aos sindicatos um plano que prevê a supressão de 130 postos de trabalho – dois terços dos quais na redacção do jornal –, a concretizar através de sa

O objectivo é poupar 15 milhões de euros em dois anos, compensando deste modo as perdas de igual montante ocorridas em 2007. Além dos cortes de postos de trabalho, o grupo procederá ao encerramento de “entidades deficitárias ou não estratégicas”, como a Fleurus Presse, a Editions de l’Etoile, a Danser e a La Procure.

O plano prevê ainda uma “modernização” dos sistemas (redacção, gestão, assinantes) a fim de racionalizar os custos e simplificar as estruturas, e uma revisão da “oferta editorial do diário e dos seus suplementos”, com o objectivo de reforçar as audiências mediante um “posicionamento pertinente e adaptado”.

Recorde-se que o grupo “Le Monde” já tinham passado por um plano de redução de pessoal efectivo em 2005, ano em que foram dispensadas mais de 200 pessoas que trabalhavam no diário e na tipografia.

Partilhe