“A Fuga Real por um triz” no Museu Nacional da Imprensa

Conhecer o olhar da imprensa sobre as invasões francesas, com especial destaque para a saída da corte de D. João VI para o Brasil, em Novembro de 1807, é a proposta da exposição documental “A Fuga Real por um triz”, que é inaugurada hoje, 30 de Novembro,

A mostra insere-se num conjunto de iniciativas que o MNI está a promover no âmbito das comemorações do segundo centenário das Invasões Francesas e da fuga da corte portuguesa para o Brasil, e inclui livros e jornais editados na época em Portugal e no Brasil.

De destacar a presença de várias edições do “Correio Brasiliense”, cujo editor – Hipólito José da Costa – foi escolhido em 2000 para patrono do Museu Sem Fronteiras da Imprensa da Lusofonia, um projecto promovido pelo MNI.

A sessão de inauguração contará com a presença do ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, e incluirá ainda um acto solene para assinalar a entrada do Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS) como “sócio de mérito” da Associação Museu da Imprensa, na qual estará presente a directora daquela entidade, Teresa Ribeiro.

A exposição pode ser visitada todos os dias (domingos e feriados incluídos), das 15 às 20 horas, até dia 6 de Junho de 2008.

Partilhe