Conhecer o olhar da imprensa sobre as invasões francesas, com especial destaque para a saída da corte de D. João VI para o Brasil, em Novembro de 1807, é a proposta da exposição documental A Fuga Real por um triz, que é inaugurada hoje, 30 de Novembro,
A mostra insere-se num conjunto de iniciativas que o MNI está a promover no âmbito das comemorações do segundo centenário das Invasões Francesas e da fuga da corte portuguesa para o Brasil, e inclui livros e jornais editados na época em Portugal e no Brasil.
De destacar a presença de várias edições do Correio Brasiliense, cujo editor Hipólito José da Costa foi escolhido em 2000 para patrono do Museu Sem Fronteiras da Imprensa da Lusofonia, um projecto promovido pelo MNI.
A sessão de inauguração contará com a presença do ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, e incluirá ainda um acto solene para assinalar a entrada do Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS) como sócio de mérito da Associação Museu da Imprensa, na qual estará presente a directora daquela entidade, Teresa Ribeiro.
A exposição pode ser visitada todos os dias (domingos e feriados incluídos), das 15 às 20 horas, até dia 6 de Junho de 2008.