QUINTA-FEIRA
19 de Outubro de 2017 | 22:47

Referendo às alterações ao Código Deontológico do Jornalista promovido e organizado pelo CDSJ

Publicado a 18/10/2017 CONSELHO DEONTOLÓGICO, NOTÍCIAS

A 26, 27 e 28 de Outubro realiza-se o referendo às alterações ao Código Deontológico do Jornalista, promovido pelo Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas, que tem como universo eleitoral os jornalistas com Carteira Profissional atualizada, à semelhança do que ocorreu em 1993.


Procurar que o Código Deontológico responda às questões, aos problemas e às necessidades que se colocam hoje aos jornalistas e que reflita as modificações de contexto profissional dos jornalistas, assim como as mudanças sociais e constitucionais, são os objetivos desta iniciativa do Conselho Deontológico, aprovada pelo 4º Congresso dos Jornalistas Portugueses, cujas instituições organizadoras - Sindicato dos Jornalistas, a Casa da Imprensa e o Clube de Jornalistas – são as entidades fiscalizadoras do referendo.

As alterações versam três questões substanciais: a autonomização da cláusula de consciência, a compatibilização constitucional do direito à igualdade de tratamento e à não-discriminação e o reforço da proteção de menores. Alterações que podes consultar em pormenor no documento em anexo (Nota de enquadramento do referendo às alterações do Código Deontológico dos Jornalistas).

O referendo será realizado recorrendo a métodos de votação tradicionais, com mesas de voto presencial – cuja localização será posteriormente anunciada -, mas também com votação eletrónica, através de uma plataforma digital, criada pela Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ), viabilizada pelo Estado português, e passará a funcionar para todas as votações referentes ao universo dos jornalistas.

Simultaneamente, foi criado um blogue, que será o suporte de um fórum de debate sobre as alterações propostas, para que o debate seja o mais alargado possível.

A inscrição no blogue e posteriormente na plataforma eleitoral digital é feita através de um link que foi já disponibilizado a todos os jornalistas com Carteira Profissional atualizada pela CCPJ. Quem ainda não recebeu o respetivo link de inscrição deve contactar a CCPJ. A morada electrónica do blogue, depois de inscritos, é esta.

O Conselho Deontológico e as entidades fiscalizadoras promovem também debates nas redações de órgãos de comunicação social. Vão decorrer também sessões de debate presencial: um no Porto, a 17 de outubro, às 21h, no Sindicato dos Jornalistas, e outro em Lisboa, a 19 de outubro, às 21h, na Casa da Imprensa.

Convidamos-te a participar no fórum digital e nos diversos debates previstos. Inscreve-te. Participa. Vota. O Código Deontológico é teu.



Ficheiros em Anexo

Nota de enquadramento
Versão para Imprimir