QUARTA-FEIRA
23 de Maio de 2018 | 06:12

Vencedores das Bolsas de Jornalismo em Saúde anunciados na quarta-feira

Publicado a 16/04/2018 NOTÍCIAS

Das 37 candidaturas, serão escolhidas cinco, que receberão dois mil euros cada.


Depois de reunido o júri, constituído por Constantino Sakellarides (professor de Saúde Pública e Políticas de Saúde), Graça Freitas (diretora-geral da Saúde), Dulce Salzedas (jornalista da SIC), Isabel Nery (vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas) e Miguel Sanches (diretor clínico da Roche), serão agora divulgados os cinco vencedores das novas bolsas, criadas em parceria entre o Sindicato dos Jornalistas e a farmacêutica Roche.

Num valor total de dez mil euros, vão ser entregues cinco bolsas de dois mil euros cada. As novas Bolsas de Jornalismo foram criadas com o objetivo de incentivar a elaboração de trabalhos jornalísticos sobre temas de saúde.
As áreas a concurso eram: esclerose múltipla; hemofilia; cancro, prevenção e redução do peso da doença crónica na sociedade e cuidados primários de saúde.

Num total de 37 candidaturas, o tema que recebeu mais propostas foi o dos cuidados primários, com 12 candidaturas, seguido do cancro, com 8. Dos restantes projetos apresentados, 7 focavam-se na área da esclerose múltipla, 6 na prevenção e redução do peso da doença crónica na sociedade e 4 na hemofilia.

A iniciativa, que permite aos jornalistas receberem uma bolsa que lhes permita reportar sobre um tema proposto, recebeu candidaturas de vários órgãos de comunicação (imprensa, rádio e televisão), tanto nacionais como regionais.

Originalidade, relevância e atualidade foram alguns dos critérios de seleção dos trabalhos propostos, avaliados por um júri independente, coordenado pelo Sindicato dos Jornalistas.

Com esta parceria, o SJ pretende incentivar um jornalismo de qualidade e profundidade sobre temas de relevante interesse público.

As candidaturas vencedoras serão conhecidas na quarta-feira, 18, às 11h, em cerimónia na sede do Sindicato dos Jornalistas.

Mais informação sobre este projeto poderá ser encontrada na página bolsasdejornalismo.

Versão para Imprimir