SÁBADO
15 de Dezembro de 2018 | 19:00

Deontologia 8 – Deontologia, um património colectivo

Publicado a 19/02/2018 LISTA A

A lista A – Unidade e Participação para o Conselho Deontológico conclui esta série de textos dedicado ao desenvolvimento dos oito compromissos com uma exortação à valorização do património colectivo do SJ, da classe e da sociedade.


A lista A compromete-se a assegurar “a disponibilização, no sítio do Sindicato dos Jornalistas em linha, de um corpus documental que valorize especialmente a doutrina produzida pelo CD ao longo de décadas, designadamente através da sistematização de comunicados, pareceres e recomendações versando questões e problemas relevantes, bem como o acesso a outros textos e documentos de apoio aos jornalistas e em particular aos conselhos de redacção”.

O “separador” do sítio do SJ (www.jornalistas.eu) dedicado ao Conselho Deontológico disponibiliza apenas as decisões e pareceres do CD no mandato iniciado em Janeiro de 2015 (a exemplo do que acontece com comunicados e pareceres da Direcção…). Como se nada tivesse acontecido antes dele, como se, antes do mandato que agora cessa, outros mandatos não tivessem produzido textos da maior importância e qualidade.

Além de nos propormos recuperar, numa base única, todos os textos produzidos ao longo da existência do CD, pretendemos assegurar uma colectânea de textos com outras origens (com a devida autorização dos autores), mas de utilidade para os jornalistas, bem como sugestões bibliográficas e ligações para publicações e sítios em linha.

A Deontologia dos jornalistas não é propriedade dos titulares transitórios no CD; é património da classe e deve ser colocada ao serviço da classe e da própria sociedade.

Acompanha-nos também em https://www.facebook.com/unidadeparticipacao.jornalistas

E no blogue http://unidadeparticipacao-jornalistas.blogspot.pt

Versão para Imprimir